Ministério da Cultura traz a Salvador exposição inspirada na ancestralidade africana

 Exposição itinerante do Artista Eduardo Carvalho é uma jornada de conexão com nossa herança cultural e será inaugurada com workshop gratuito

 

O Ministério da Cultura apresenta, em Salvador, a exposição “Cultura e suas peculiaridades” do artista plástico Eduardo Carvalho, até o dia 24 de setembro, no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho. A mostra já passou por São Paulo, Rio de Janeiro e outras quatro cidades brasileiras. Mais informações pelo WhatsApp (16) 9 8206-2391 e pelo Instagram @eduardocarvalhoarte.

“Esta exposição é uma celebração da cultura brasileira, em sua forma mais profunda e diversificada. Convidamos todos a estarem conosco nesta jornada de descoberta, reflexão e conexão com nossa herança cultural”, afirma Eduardo Carvalho.

O artista mineiro iniciou sua vida como trabalhador rural e hoje tem reconhecimento internacional. No encontro, ele vai compartilhar, em primeira mão, sua jornada artística, e processo criativo. Os participantes do Workshop serão levados a aprender algumas das técnicas realistas aplicadas pelo artista. Terão direito a certificado e receberão gratuitamente o material de artes a ser utilizado na oficina.

A própria jornada artística do jovem Eduardo Carvalho é um testemunho do poder transformador da arte. Sua trajetória é um conto de superação. De trabalhador rural, padeiro e montador de móveis, a professor universitário e artista premiado em vários países do mundo, Eduardo nos mostra a importância da perseverança e do sonho.

Conferir o trabalho de Carvalho é uma oportunidade de vivenciar uma experiência enriquecedora e inspiradora. A exposição é um mergulho na riqueza e complexidade da identidade brasileira. Com estilo realista e hiper-realista, Eduardo Carvalho, captura minúcias como texturas, reflexos e sombras, ao representar a beleza da nossa ancestralidade.

A Diretora do Museu Eugênio Teixeira Leal, Eliene Dourado Bina, revela que há um grande entusiasmo em receber a exposição em Salvador. “Os contornos meticulosamente desenhados e as texturas envolventes presentes nas criações de Eduardo Carvalho emitem uma mensagem poderosa, ecoando a vitalidade da diversidade, a força inabalável da resiliência e a beleza cativante das raízes africanas que fluem por nossa terra”, afirma a museóloga, que é doutora em Estudos do Patrimônio.

Uma das peças centrais da atual exposição é a premiada obra hiper-realista “Olhar Africano”, que recebeu o conceituado “Prêmio Funarte Artes Visuais 2020”. Eduardo Carvalho, cujo talento excepcional foi reconhecido internacionalmente, convida os visitantes a explorar e refletir sobre a profunda conexão entre a ancestralidade africana e a identidade brasileira.

Esse reconhecimento não apenas enaltece a importância do trabalho de Carvalho, mas também destaca como sua arte resgata e celebra as raízes africanas que permeiam nossa cultura.

Ao entrar no espaço expositivo, o visitante será imerso em um universo de sensações, onde as obras de Eduardo revelam a profunda beleza dos povos que moldaram o Brasil. Cada traço meticulosamente desenhado, revela a riqueza e a diversidade étnica que constituem a matriz da gente brasileira.

 

Sobre o artista:

Eduardo Carvalho começou em atividades simples, em sua pequena cidade natal em Minas Gerais, mas sua paixão pela arte nunca cessou. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), seu talento foi descoberto, admirado e ele teve um ponto de virada. Ao longo dos anos, Eduardo Carvalho se dedicou ao desenvolvimento de sua arte, destacando-se em desenhos hiper-realistas. Recebeu diversos prêmios em reconhecimento ao seu excepcional talento.

Internacionalmente, conquistou a medalha de ouro em Dubai, 2022, e foi nomeado melhor artista em Londres e Escócia, 2023. A história do artista Eduardo Carvalho inspira quem busca sucesso através do trabalho.

 

 

Serviço:

Período da exposição: De 24 de agosto a 24 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 13 às 18h (com visita guiada).

Workshop: 24 de agosto, às 14h (com entrega de certificado aos participantes).

Local: Museu Eugênio Teixeira Leal, Rua do Açouguinho, 01, Pelourinho, Salvador, Bahia.

Mais Informações: WhatsApp (16) 9 8206-2391 e pelo Instagram @eduardocarvalhoarte.